" (...) não me contentarei com um dia nublado, se eu tiver a certeza que o sol continua brilhando por de trás das núvens." [P.V.C.]
sábado, 20 de julho de 2013
Consciência
Ei você aí! É, você mesmo, o que está acontecendo? Qual é o motivo dessa revolta? O mundo te faz chorar, se chateia com algo, ou com alguém, te falta dinheiro, oportunidades, amizades, sorrisos, ou você está se lamentando por aquela pessoa que você não tem?
Pois é, eu sei, você sabe, o mundo inteiro sabe, só você não percebeu, ou você acha que seu coração também não grita? Claro que grita! Bem aí, no fundo do seu íntimo e que é perceptível pra qualquer pessoa que olha no fundo dos seus olhos.
Ei, levanta a cabeça, eu estou falando com você, ou melhor, é você que está falando pra você nesse momento. Sua consciência, aquela parte que as vezes você esquece que tem, aquela parte da sua alma que sempre aparece quando você está sozinho, quando ninguém está por perto e você pode se escutar, mesmo que por alguns instantes. É estranho perceber isso, mas você sempre toma consciência das coisas nessas horas, não é? Sou eu quem te faz dormir sorrindo, chorando, eufórico, chateado, ansioso, preocupado, esperançoso, duvidoso, inspirado, desacreditado, tudo acontece quando estamos só eu e você!
Mas me conte agora, como você está se sentindo? Pois é, eu já sei. Naquele momento que você deixou aquela chance escapar, ou naquele segundo que você segurou a última frase, eu estava lá. Na hora que você colocou aquela palavra bem encaixada e ganhou a sua noite, eu também estava lá. Só queria saber como você se sairia pra gente bater esse papo agora, só eu e você, pois você sabe que a gente sempre se entende.
Mas como você é uma pessoa que adora teimar comigo, às vezes você preferiu acreditar naquele seu outro consultor, o tal do coração! Tudo bem, eu sei que algumas vezes ele te faz se sentir bem, mas você também se desentende com ele não é? E pra quem sobra as confissões, as queixas e os arrependimentos e xingamentos depois? Pois é.
Mas calma, eu não sou inimigo do seu coração, eu também estou nele. algumas vezes eu e ele até nos entendemos, mas entenda, que isso só acontece quando há certeza em você! As dúvidas nos coloca em conflitos e esse atrito nosso te confunde, sempre!
O que eu quero te dizer, é que você pode ser bom, mas a bondade não precisa ser inocente, que você pode se arriscar, se entregar e tentar a sua sorte, mas pense só um pouquinho nas consequências que isso irá te trazer. Agir com o coração é lindo, mas agir com a cabeça é importante também! Poxa, eu não quero ser o seu vilão, não quero que você seja frio, ou desacredite nas coisas que só o coração pode te trazer, pelo contrário, viva todas as sensações quentes que só o coração pode te trazer, é que eu só quero que você pare de sofrer atoa!
Você é uma pessoa bonita, simpática, cheia de amigos, cheia de planos, você não merece ficar se lamentando por tão pouco. Pare de pensar que você depende de alguém ou de algo para seguir em frente, o que você precisa é apenas de você!
Não feche os olhos para o que te torna único, não dependa do que você não tem, não mendigue aquilo que você pode proporcionar a si mesmo, você é livre para viver o que quiser, a escolha é sua, a vitalidade tem que partir de você.
Eu sei, as vezes o tal do coração te barra em alguém e até concordo que é inevitável ceder quando ele escolhe alguém. Mas se isso te prender a ponto de te impedir de ser feliz, aí já é demais e eu não posso ficar calado.
Eu estou aqui, não pra te privar das melhores coisas que o mundo pode te oferecer, pelo contrário, eu quero que você viva com a maior intensidade possível. Quero que você jamais se esqueça dos momentos que te fazem ser quem você é, mas que você também não se esqueça de que o mundo não acaba hoje, nem amanhã, nem o ano que vem. Luto, para que você não desista de ser quem você é e que a sua palavra e sua honra não permitam que você seja rebaixado por qualquer um que te renegue.
Abra o olho! Você é seu, você é do mundo, não seja egoísta consigo mesmo.
Veja a felicidade dos que te querem bem ao te ver, lembre das pessoas que dependem de você pra ser feliz, lembre que você tem seus sonhos, que você vive apenas uma vida e que ela não terá um "continue" de videogame!
Acordou? Olhou pro teto escuro do seu quarto e se encontrou? Pelo menos balançou a cabeça dizendo que o que você está fazendo, não é o que realmente você quer? Então, esse é o primeiro passo. Só espero que quando você acordar amanhã, isso não fique apenas na vontade, que o que você está combinando com você mesmo, seja o empurrão que te liberte amanhã.
Você sabe, que eu sempre estarei aqui pra te lembrar isso, que eu sempre te darei força, que você sempre pode confiar em mim e escuta, o melhor disso tudo é que EU SOU VOCÊ!
Vai, não dependa de coisas singulares para ser feliz, a felicidade é muito maior que isso, ela é basicamente o melhor que você pode dar pra si mesmo!
Espero que eu tenha sido claro, pois eu não quero mais te dar bronca, eu adoro te elogiar! Eu só dependo de você e você não depende de ninguém, nem daquela pessoa que imaginou que iria estragar seu dia hoje!
Amanhã é seu dia, o dia de pelo menos erguer a cabeça e provar quem é que manda, de viver um dia de cada vez e de minimizar os arrependimentos. E que a cada dia seja um teste pra mim e pro seu coração de que é possível sim viver em paz. A paz é que aliviará seu coração, que aliviará você e a mim também!
Ei, comece de novo amanhã! Eu aposto e confio em você e sei mais do que ninguém a capacidade que você tem. Não se preocupe tanto, se não sair como você planejou, a gente se encontra de novo quando você quiser e batemos esse papo de novo nós três, eu, você e seu coração. Tenho certeza que uma hora a gente se entende, mas o primeiro passo tem que vir de você ok?
Então, estamos combinados, fique tranquilo que isso é um segredo nosso, e só deixara de ser só nosso, se você sair da sua zona de conforto, lamentações e queixas, quando você se mostrar verdadeiramente e, espero que seja plenamente!
E se depois dessa conversa, você teimar em baixar a cabeça, eu aparecerei de alguma forma, pra te lembrar, que a sua vida é mais importante do que o que não quer te dar vida, que o seu sorriso me alimenta e alimenta quem realmente se importa com você e que o verdadeiro motivo de estarmos aqui agora, é para que você acorde e desperte o melhor do que há em você. Eu apareço quando você me procura e eu te procuro pra te fazer aparecer.
E lembre-se, eu dependo de você, pois eu estou em você, mas eu preciso que você se liberte para que você mostre a sua verdadeira forma e prove para quem quiser saber que você é forte e inteiramente capaz de ser maior que a sua dor.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Aí você abre os olhos...
... dá uma olhada ao redor e com um longo suspiro percebe que é na sua casa que você está acordando. Bom, começou bem até, até, até... Pera! O que aconteceu ontem anoite?
Essa hora, é aquela em que você senta na cama, coça a cabeça e começa a olhar pra todos os lados realizando aquele belo exercício de memoria. Daí, você se lembra que combinou com os amigos aquele esquenta pra balada, depois tomou um banho, se arrumou, postou aquele "#partiubalada" e foi pra farra.
Mais tarde, rola aquela reunião com a galera, você ali na cama se lembra de algumas risadas, flashes de memória te mostram copos na sua mão de bebidas, cada hora um de cada cor, depois em algum momento alguém disse: "Agora vamos pra bagunça?" E sua cabeça atordoada e confusa pensa se a bagunça não teria sido aquela ainda.
Chegando na festa, todo mundo eufórico, risadas, tapinhas, zoações, música alta e luz, MUITA LUZ! De todas as cores passando por todos os lados, pessoas em câmera lenta, assovios. Bem, isso é até meio "fácil" de se lembrar, algumas idas no banheiro, muitos brindes e... Putz, e depois?
Então, depois aquela pessoa que você nunca desgruda em uma festa, te disse que você estava dançando como nunca tinha visto antes, que seus pés pareciam se desgrudar da pista de dança e que gostou da sua atitude em ter conversado com aquela pessoa que você sempre gostou mas nunca teve coragem de se aproximar. Daí da sua cama você pira e dá aquele grito bizarro: "O QUE???". Sua mãe entra no quarto pensando que algo aconteceu e você não sabe se disfarça o motivo do pânico ou o cheiro da sua roupa. Situação resolvida, porta do quarto trancada e você lembrou-se que você ainda está apenas nas lembranças e a coisa complica de verdade quando as memórias acabam.
Bem, ai você se lembra que tem um celular e desesperadamente começa a vasculhar tudo o que foi registrado no dia anterior. Ai ferrou! Como diz aquele ditado, quem procura acha, e você achou! Contatos com nomes de pessoas que você nunca viu na vida antes, como por exemplo: "Loiro do bar", "Japa da saída". Aí você vê as ligações involuntárias, uma mensagem pro ex ou pra ex, muitas chamadas não atendidas. Mas o pior mesmo, são aquelas fotos, que você não sabe de por que diabos foram tiradas, poses alucinantes, olhares sensuais, algumas com aquela cara de doente que você nunca consegue fazer sóbrio.
Aí você tem uma ideia brilhante, ligar para aquela pessoa, lembra daquela que você não desgrudou na balada, ou pelo menos não se lembra de ter desgrudado? Então.
Você liga, e com aquela voz trémula diz um "oi, tudo bem?", e sem querer se entregar, pergunta se a pessoa gostou da noite anterior, se ela disser que foi maravilhoso e que a festa da semana que vem já está até marcada, beleza! O problema vem, se a pessoa ficar quieta por alguns segundos, ou pior ainda, mandar aquela fatal: "Você não se lembra de nada mesmo do que fez ontem?"
Daí, sua cabeça bate lá no teto, seu coração dispara e o terror do desespero e do arrependimento começa a aparecer, e é claro que a pessoa vai te detalhar cada segundo do que aconteceu na festa pra você porque ela não vai perder a oportunidade de tirar uma com a sua cara, você é claro, não vai acreditar na maioria das coisas que ouviu, até ligar o seu lindo computador. Você já vê de cara que está marcado em pelo menos, 20 tópicos relacionados a festa, e que a galera toda já está sabendo do que você fez, nessas horas se seus pais não tem perfis na internet o medo é menor, mas enfim, te aparecem duas opções: a primeira, é entrar na dança da zoação, rir demais e fingir que nada aconteceu, ou então, a segunda opção que a grande maioria costuma usar, por a culpa em alguém, e é claro, totalmente óbvio, que a culpa vai parar em quem? Na bebida! Poxa, aquele drinque era do demônio, só poderia ter sido isso!
E ai, é piada pra contar por pelo menos um mês, isso se você não tiver subido na mesa, ter agarrado o tequileiro ou a tequileira, vomitado no garçom ou tiver tomado uma multa de trânsito, porque ai a lembrança é um pouquinho maior.
Mas sendo otimista, digamos que na hora da ligação que você fez, a pessoa dissesse que não se lembra de nada! É claro que você não vai se entregar, e vai fazer exatamente o contrário, até porque, é muito melhor provocar no outro aquele desespero todo que você sentiu quando acordou e ouvir a pessoa se abrindo como um livro falando da noite anterior, porque isso até te ajuda a se lembrar do que fez também. Que maravilha de pessoa amiga você é, não é verdade?
Se lembrando o suficiente então, você começa a se tranquilizar um pouco, por saber que está bem, e que não perdeu a carteira, a bolsa, o celular e que seu carro ou sua moto está estacionado na garagem. Além, dos melhores dos sinais, que é ter acordado na sua cama íntegro e principalmente, sozinho!
Imagine-se, acordando numa cama que não é a sua e que ela não seja a de um hospital né? Pior ainda, você dá aquela giradinha pro lado e tem alguém dormindo do seu lado! Daí não se sabe se o que é pior, que a pessoa seja conhecida ou não. Se for, você não saberá mais onde enfiar a cara quando vê-la novamente, se não for, com certeza você entrará em pânico, juntará suas coisas e sairá correndo, alucinadamente, mais ou menos como acontece na TV.
Mas, calma, calma, calma. Você coça o olho de novo e se dá conta que aquilo tudo era um sonho de bebedeira, que só tem um balde "usado" do lado da sua cama e que ainda são sete da manhã e que claro, você como pessoa bem responsável, se lembra exatamente de tudo o que aconteceu na noite anterior e que foi uma ótima socialização com os amigos e que aquela noite apenas se transformou num álbum de fotos no Facebook.
Aí você olha pra cima, agradece imensamente por ter sido um sonho e promete nunca mais beber como na noite anterior, mas é claro, que você já fez essa promessa umas duzentas vezes e sabe, bem lá no fundo, que no próximo fim de semana acontecerá tudo de novo!
Agora olha que engraçado, semana que vem é feriado prolongado e você se lembrou que aquela viagem que você pagou por meses está chegando! Então você abaixa a cabeça, dá um sorriso debochado, suspira fundo, deita na cama de novo e se rende dizendo: "Que culpa eu tenho por ser feliz?"
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Estranho é isso...
... a madrugada acelerada a mil, no mesmo compasso do meu coração, que se acelerou instantaneamente apenas por ver aquele largo sorriso de fotografia, límpido, simples, suave, mas que sempre será irradiante aos meus olhos.
É tão engraçado, a forma como o mundo dá voltas, você faz e desfaz planos, gera e muda de ideia o tempo todo, eu juro que até tento definir um trajeto a seguir, mas no meio de todos eles a lua sempre aparece com sua face resplandecente me dizendo que o meu destino já está traçado.
Por mais que eu me esconda, por mais que você se esconda, a gente de alguma forma acaba se procurando, naquela música, naquela foto, naquela noite inesquecível, naquele perfume. E aquele abraço insubstituível? E aquele lugarzinho do meu peito, que você sempre disse que seria só seu, você se lembra? Dos passeios, cinemas, sons, cores, risadas, piadas, medos inocentes, lugares secretos, receitas secretas, banhos de chuva... Não dá pra esquecer.
Eu poderia rodar o mundo todo, conhecer centenas, milhares de pessoas, mas mesmo que eu tente evitar, eu vejo os seus olhos no céu, aquele castanho que não se assemelha a nenhum outro. O meu coração poderia conhecer outras coisas, mas aquele último cadeado, aquele da entrega total, da euforia, que faz seu corpo todo se arrepiar, a pulsação aumentar, o mundo parar de girar, ou transformar um segundo em um século, esse último cadeado é só você quem tem a chave. Eu já quis por alguns instantes o meu coração de volta, já quis por uma fração de segundos ser dono do meu próprio destino. Quem disse que querer é poder?
O irrefutável poder do tempo, sempre mostra aquilo que realmente marca, aquilo que jamais se deve perder e aquilo que jamais se deve deixar de ser aprendido. Às vezes me pego sorrindo ironicamente da vida, me perguntando o motivo que me fez ter que aprender sozinho, o porquê de eu não ter tirado a venda dos olhos, de eu não ter parado apenas um segundo para R-E-S-P-I-R-A-R!
Mas olha que engraçado, conseguirmos ver um no outro o quanto as coisas mudaram e tudo o que aconteceu nesse espaço de tempo, mesmo que à distância, mesmo que os encontros acontecessem por acaso e por sinal ainda acontecem, os poucos momentos em que o universo fazia estarmos no mesmo lugar e naqueles poucos segundos percebermos, que por mais que o medo gerasse uma reluta, um receio, um trauma, era totalmente perceptível pra quem quer que estivesse em volta, que os nossos olhos entravam em choque e nossos corações explodiam como fogos de virada de ano.
Não é cômico, perceber que a nossa boca consegue dizer sempre o que quer da forma que quer, seja lá qual seja a expressão ou a veracidade do que se sente, mas os nossos olhos nunca conseguem enganar. Dizem que os olhos são as janelas da alma...
Eu não sei quando, não sei onde, não sei como, não sei nem como explicar, eu apenas sinto, que os nossos corações tem um laço, com um nó que não tem como ser desfeito. Aquela voz no fundo da alma toda vez que eu deito na cama, sussurrando que o momento é de paciência e reconquista, mesmo que o progresso seja milimétrico, ainda está em mim e sinto que sempre estará.
Se o momento é de medo, se as dúvidas estão pulsando incontrolavelmente em você, se o tiro talvez tenha que ser feito no escuro, não tente procurar respostas onde habita a negatividade.
Talvez, o que nós precisamos é apenas sentir o frio na barriga de novo, a mão transpirando, o disparar do coração. E se nós conseguirmos ainda, na troca de olhares nos descobrirmos um no outro, acredito que é uma prova mais do que concreta de que na verdade, não é preciso fugir.
Lembra, que o plano era ficarmos bem? E se a beneficência fosse termos um ao outro?
Enquanto houver luz, enquanto meu coração continuar batendo, enquanto o ar circular entre os meus pulmões, enquanto houver o brilho nos olhos, enquanto essa vontade imensa de te fazer feliz estiver em mim, viver ainda fará sentido.
Assinar:
Postagens (Atom)